Estreia na RTP2 o documentário sobre Manuel Cargaleiro

Estreia na RTP2 o documentário sobre Manuel Cargaleiro

Documentário

Itália, França, Portugal. Pintura, Cerâmica, Azulejo.

Protagonizado pelo Mestre e com participações que vão de historiadores de arte a arquitectos, do vereador da cultura da câmara de Paris à sua galerista francesa, o documentário “O Fazer de Cargaleiro” é uma viagem à sua intimidade.

Multifacetado, prolífico, um dos artistas mais procurado (e falsificado) em leilões, orgulhoso cidadão do Seixal e habitante parisiense há seis décadas. 

Apadrinhado por Vieira da Silva, com museus que vão de Castelo Branco a Vietri – na costa Amalfitana, Manuel Cargaleiro é o mais internacional dos artistas plásticos nacionais.

Dois anos de trabalho sobre uma vida e uma obra que atravessaram dois séculos com a mesma inocência quase infantil, o sorriso de quem insiste em continuar aos 94 anos, e o sempre presente desejo de “dar vida a uma mancha”.

A Clara Amarela Films orgulha-se de apresentar um filme sobre o homem que permaneceu igual a si próprio na busca pela luz, na positiva obsessão pela harmonia das cores e na indómita vontade de trazer alegria ao olhar de quem conviva com a sua obra, desde o mais cinzento Portugal salazarista até ao novo milénio enraizado em incertezas.

 

Comments are closed.